Novo App CadÚnico, como fazer cadastro em 2022?

Para tornar a vida de todos os brasileiros mais fácil, o Governo Federal lançou recentemente o app CadÚnico, voltado principalmente para quem usa os programas e serviços do governo.

Esse aplicativo é especialmente importante para as famílias de baixa renda, e que sempre viveram em situações de grande vulnerabilidade social.

Com esse novo aplicativo, ficará muito mais fácil para as famílias atendidas se cadastrarem, para que possam assim receber alguns dos programas sociais oferecidos pelo Governo Federal, como o Auxilio Brasil e o Auxilio Gás, que foram muito importantes nos últimos anos, principalmente por causa da alta taxa de desemprego e da pandemia.

Com o aplicativo instalado, as famílias atendidas podem participar de até 28 programas sociais oferecidos, que a partir de agora, só utilizarão o app CadÚnico como base de dados.

Benefícios do CadÚnico

O aplicativo CadÚnico foi lançado dia 30 de Março de 2022, durante uma cerimônia que contou com a presença de muitas personalidades da política. Entre os programas atendidos pelo aplicativo, e podemos destacar:

  • Auxilio Brasil;
  • Programa Tarifa Social de Energia Elétrica;
  • Isenção de Taxas em Concursos Públicos;
  • ID Jovem;
  • Carteira do Idoso;
  • Programa Casa Verde e Amarela;
  • Programa Bolsa Verde.

Como fazer o cadastro no app CadÚnico?

Fazer o cadastro no app CadÚnico é muito simples. Com o aplicativo já instalado, todos podem realizar um pré-cadastro. Para que o cadastro seja finalizado no CadÚnico, é preciso apresentar pessoalmente toda documentação nas prefeituras.

App CadÚnico, como fazer cadastro vale a pena como participar
App CadÚnico

Essa nova forma de verificação de dados torna todo o sistema mais seguro, impedindo que novos cadastros sejam criados para serem vendidos, ou mesmo usados por quem não é encaixado nos programas sociais.

Saiba Mais:

Depois do programa do ser instalado e o cadastro ser concluído, todos poderão consultar as principais informações dos integrantes de todos os membros da família, consultar também todos os benefícios recebidos e ainda realizar as alterações de dados, sempre que acontecer alguma mudança.

O aplicativo CadÚnico está disponível aonde?

Para começar a fazer o cadastro, o responsável familiar deve antes se cadastrar na plataforma do Ministério da Cidadania. O aplicativo já está disponível para celulares Android no IOS.

Atualmente, o Cadastro Único conta com quase 100 milhões de pessoas cadastradas, e infelizmente, grande parte dessas pessoas possuem uma baixa renda, e por isso, necessitam da ajuda do Governo Federal.

Como concluir cadastro no app CadÚnico?

Para concluir o cadastro, os responsáveis familiares devem levar nas prefeituras de suas cidades o Registro Geral (RG), o CPF, e também o título de eleitor. Para os demais membros, é preciso levar também as certidões de nascimento, carteira de trabalho e também os CPFs de todos os membros.

É importante citar que todos que forem até o local devem ser atendidos, e na falta de algum documento, esse poderá ser levado em um momento posterior.

Outros dois documentos importantes, que não são obrigatórios, mas que sempre ajudam incluem o comprovante de endereço e o comprovante de matricula das crianças menores de 17 anos.

Quem pode se inscrever no Cadastro Único?

Para poder participar dos programas assistências que utilizam o Cadastro Único como base, é preciso possuir uma renda mensal inferior a R$ 522,50 por membro familiar, e também possuir uma renda mensal inferior a R$ 3.135 somando todos os membros que moram na mesma casa.

As pessoas que vivem em situação de rua também podem se inscrever no programa, e assim, receberem diversas formas de ajuda do Governo Federal.

Confira nossas ultimas novidades a seguir.

4.8/5 - (5 votes)